sexta-feira, 4 de junho de 2010

TEXTO PARA LEITURA E DEBATE


APRENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE BLOGS, FLOGS E VLOGS
 RECURSOS EDUCACIONAIS
          A comunicação na atualidade vem passando por um processo de transformação determinado pela própria sociedade através de ferramentas representadas principalmente por blogs, videologs, fotoblogs:

         Ferramentas de publicação acessíveis na rede revolucionaram o modo como as pessoas consomem, interpretam, produzem e divulgam informações. Elas permitem ao internauta deixar de ser um receptor silencioso para tornar-se um criador. Falamos sobre as principais ferramentas que contribuem para a descentralização da produção: blogs, podcasts, flogs e vlogs.
         Acredita-se que todos nós podemos participar do processo de criação que existe na internet, e que essa contribuição é muito importante para que ocorra troca de conhecimento ao mesmo tempo em que contribui com “os princípios da igualdade”. Desta forma, os flogs e os vlogs são considerados como “páginas pessoais que permitem a você se comunicar por meio de imagens pela internet” , sendo que os mesmos fazem parte da transformação na comunicação, permitindo uma interação entre quem produz a informação e o público de forma geral. Qualquer pessoa pode ser um produtor de informações, bastando ter em mãos uma câmera digital. O elo comum entre flogs e vlogs é o fato de que ambos podem ser produzidos por equipamentos como: câmeras fotográficas que gravam vídeos, câmaras de vídeo que também podem fazer fotografias, celulares que gravam, fotografam. O produtor do flog e/ou do vlog é quem determina o formato, a quantidade e a qualidade das informações a serem produzidas nessa sua ferramenta de interação, devendo cuidar para que sua apresentação seja agradável e interessante, atendendo também à legislação quanto aos direitos autorais.

        A autora Tânia Maria Moreira escrevendo sobre o fato de que há muito tempo a educação vem necessitando de mudanças e que o papel tanto do professor quanto do aluno precisa ser revisto, relata suas experiências com o uso do weblog ou blog, acreditando que essa ferramenta é “fácil de usar, rica para estabelecer comunicação, que permitia a publicação de mensagens individuais ou comunitárias e que as produções não precisariam seguir uma única e rígida estrutura textual.”

        Diante dessas perspectivas, acredita-se que essas ferramentas podem ser de grande utilidade no processo educativo a ser realizado pelas escolas de forma geral. A variedade de recursos visuais e auditivos oferecidos por essas ferramentas são de grande atração para crianças e jovens, facilitando a interação com o objeto do conhecimento, assim como com colegas, professor e comunidade de forma geral. Deve ser considerada ainda a possibilidade que cada participante tem de “fazer”, ou seja, colocar em prática, de alguma forma, o conhecimento que está adquirindo. Elaborando textos, postando comentários e/ou imagens, participando de diálogos virtuais, mesmo que em tempos diferentes, o participante se torna também um produtor de conhecimento. Desta forma, o educando poderá ter um papel ativo em seu processo de aprendizagem.

CONHECENDO BLOGS
         Em 1994 Justin Hall criou essa ferramenta em formato de Blog, sendo que os mesmos eram utilizados apenas como diários pessoais (Weblog: Web- página da internet; Blog- diário de bordo).

        Atualmente, diante da valorização das TEIs (Tecnologias Educacionais Informatizadas) no processo educacional, o Blog está sendo “considerado como uma ferramenta colaborativa e interativa onde usuários trocam informações e conhecimento cooperativamente.” A Blogosfera (conjunto de Blogs) na internet vem alterando a comunicação, transformando “pessoas comuns em produtoras de informações”.

        Os Blogs educacionais vêm sendo utilizados como ferramentas pedagógicas, incentivando a leitura, escrita e a reflexão, favorecendo a colaboração e a aprendizagem de forma participativa, criativa e dinâmica. Nesse contexto, o professor é o mediador do processo de ensino – aprendizagem.

        Os Blogs educacionais permitem que sejam realizadas atividades como: postagem de projetos, inserção das atividades dos alunos, discussão de livros, exposição de idéias, escrita e divulgação de notícias, entre outras possibilidades.

Referências:
“BLOGS” - Vídeo apresentado por Maria Rosangela. In: Mídias na Educação- Unimontes - Ciclo Avançado – 2ª Ed. http://eproinfo.mec.gov.br/ Acesso em: 23/05/2010
FOSCHINI, Ana Carmem. TADDEI, Roberto Romano. Coleção Conquiste a Rede Flog & Vlog. In: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83117/etapa2/leituras/1158005282_conquiste_a_rede_flogvlog.pdf Acesso em: 25/05/2010
FRANCO, Maria de Fátima. Blog Educacional:ambiente de interação e escrita colaborativa. In: Mídias na Educação- Unimontes - Ciclo Avançado – 2ª Ed. http://eproinfo.mec.gov.br/ Acesso em: 23/05/2010
GUTIERREZ,Suzana. Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria.In: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83117/etapa1/leituras/WeblogsEduc.pdf

MOREIRA, Tânia Maria. Blog pedagógico: é possível visualizar um novo horizonte? In: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt3.htm Acesso em 25/05/2010

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